terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto inicial do aeroporto prevê investimento de R$ 163,8 milhões


Consultoria técnica apresenta pré-projeto para a reestruturação do aeroporto de Sinop

JAMERSON MILÉSKI



O desenho de como deve ser o aeroporto de Sinop nos próximos anos já está pronto. Ele está no pré-projeto elaborado pela empresa de consultoria contratada pela prefeitura municipal. A proposta, com dados técnicos, estimativa de custo e uma planta básica, servirá como ponto de partida para o enquadramento do projeto de Sinop junto Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “Esse é o projeto que a gestão vai buscar para Sinop”, explicou o secretário de Planejamento, Valdir Favaretto.

 O projeto ainda precisa da aprovação técnica, mas ilustra perfeitamente o que está sendo dimensionado para Sinop. O aeroporto será projetado para comportar o pouso e decolagem de aeronaves Boeing 737-800, um dos modelos mais populares na aviação comercial, utilizado pela Gol Linhas Aéreas (mais de 100 unidades). De acordo com a configuração, o Boeing 737-800 tem capacidade entre 162 e 189 passageiros.


 Com base nos tipos de voos, o estudo define as mudanças necessárias na infraestrutura. O projeto prevê o alargamento da pista em 15 metros, chegando aos 45 metros totais, com aumento na extensão para 2,5 mil metros. Também será necessário elevar o PCN da pista (resistência do pavimento). De acordo com o levantamento feito pelo capitão Clairton Hammer, da Phenix Services, o projeto prevê a expansão da pista em uma segunda etapa (futura), para 60 metros de largura por 3,8 mil metros de comprimento. Com essa estrutura de pista o aeroporto de Sinop suportaria etapas de voo de 10.160 km, o equivalente a Sinop-Londres ou Sinop-Miami. Seria a consolidação de uma estrutura capaz de suportar voos internacionais.

 O projeto também prevê a construção de uma pista de rolamento paralela, com largura de 23 metros para manobra das aeronaves. Existe a possibilidade de aumentar a dimensão para 30 metros, transformando em uma pista auxiliar para pouso e decolagem, em caso de interdição. A pista de rolamento tem 3 conexões com a principal, permitindo a saída rápida das aeronaves.

Fora da pista
 Também está projetado para a reestruturação do aeroporto a construção de um novo terminal de passageiros, com 2 pisos, e 8 mil metros quadrados. A atual estrutura seria destinada para áreas técnicas de operação do aeroporto, além da sala de embarque da aviação geral e uma sala vip para autoridades.

 A área projetada para o pátio de aeronaves, da aviação comercial, tem 45 mil metros quadrados, com capacidade para 7 aeronaves ativas. O pátio da aviação geral (pátio 2), compreende 21 mil metros quadrados com capacidade para 12 aeronaves de pequeno e médio porte.
 O projeto também inclui estacionamento com 850 vagas e a criação de uma avenida de acesso a partir da Estrada Bruno Martini.

Terminal de carga
 Todo o projeto prioriza a aviação comercial. Hammer já havia declarado que esse é o conceito prioritário para os projetos de reestruturação aeroviária. No entanto, os consultores não deixaram de projetar um sistema de terminal de cargas para o aeroporto de Sinop.

 A estrutura projetada tem uma área total de 4 mil metro quadrados, para o processamento de carga, com uma capacidade mínima de 12 mil toneladas por ano. O terminal previsto comporta a operação simultânea de 3 aeronaves e mais duas em posição de espera.

 Também está prevista a possibilidade da conexão com um modal ferroviário. Trata-se da Ferrovia Cuiabá-Santarém, em fase de estudo de viabilidade que, se for construída passará por Sinop (possivelmente por dentro do sítio aeroportuário).

 Todo o projeto prevê uma ampliação na área patrimonial na ordem de 3,3 quilômetros quadrados.

CUSTO ESTIMADO

 O investimento projetado pelo consultor é de R$ 163,8 milhões. Hammer deixa claro que o valor pode oscilar para mais ou para menos, de acordo com as peculiaridades da obra (como por exemplo a terraplanagem para aumento da pista).

 Os custos estimados estão separados em 3 blocos: pista, terminal de passageiros e sistema de apoio.

 O maior investimento é com o bloco “Sistema Pista”, que além da principal, engloba a pista de rolagem, a drenagem do entorno e os aparelhos de proteção ao voo (como estação meteorológica). São R$ 84,4 milhões nesse sistema.

 O sistema terminal, que engloba o pátio de aeronaves, rampa, estacionamento e o prédio em si, está estimado em R$ 60 milhões. O sistema de apoio, com infraestrutura do entorno, paisagismo e urbanização, representa mais R$ 19,3 milhões no projeto.

 A estimativa não significa que Sinop já tenha conquistado o serviço. O programa de reestruturação aeroviária, do Governo Federal, destinou R$ 331 milhões e relacionou 13 aeroportos que devem ser contemplados. Sinop está se preparando para tentar garantir a maior parte desses investimentos.

Fonte: www.grupocapital.com.br

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