segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Consórcio quer mais prazo e reforma do aeroporto fica só para dezembro



Assessoria
aeroporto_700
 Aeroporto deveria ter sido concluído na sexta, mas prazo deve ser prorrogado
As obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon devem ficar prontas apenas em dezembro. Consórcio Marechal Rondon, composto pelas empresas Engeglobal Construções Ltda, Multimetal Engenharia de Estruturas Ltda. e Farol Empreendimentos e Participações S. A, solicitou mais 122 dias de prazo para término da obra, cuja data para conclusão venceu na última sexta (22).
Assim, os passageiros ainda terão que ter paciência para ter acesso a totalidade das melhorias previstas para o aeroporto. Parte da reforma, entretanto, foi entregue às vésperas da Copa do Mundo, realizada em junho e julho. A obra está orçada em R$ 98,6 milhões e compreende a ampliação da área do terminal de passageiros, de 7,2 mil m² para 13,2 mil m², além da modernização das instalações. Antes, a capacidade do aeroporto era de 2,5 milhões de passageiros anualmente e, agora, será de 5,7 milhões.


Internacionalização
Para fazer o acompanhamento das obras, há uma comissão dentro do Movimento Internacionalização Já do aeroporto Marechal Rondon. O grupo, inclusive, se reuniu com o superintendente da Infraero, João Marcos para debater a questão.
Durante a visita, a comissão do Movimento Internacionalização conheceu alguns equipamentos já instalados, como dois fingers para embarque ou desembarque e outros. Ainda falta a estrutura adequada para a Receita Federal, que depende de espaço compatível para os seus equipamentos e outros itens.   
Apesar disso, o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Luiz Carlos Nigro, está otimista.  “Acreditamos que 122 dias serão suficientes para a conclusão dos trabalhos. Depois vamos ter outra etapa para efetivar a internacionalização do aeroporto”, observa.
Conforme Jaime Okamura, um dos participantes do movimento, a Infraero faz o acompanhamento das obras, mas ainda não foi informada oficialmente sobre a prorrogação do prazo. Hoje o aeroporto é internacional apenas para o transporte de cargas. Para transportar passageiros, ainda há uma série de normas que devem ser cumpridas, como também a autorização do Ministério da Aeronáutica e da Anac. ”Mesmo encerrando as obras físicas, ainda tem um longo caminho a ser percorrido até a concretizar a internacionalização”, reforça ele.
Na próxima semana, está prevista uma reunião entre o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, os representantes da empresa construtora, Infraero e a comissão do Movimento Internacionalização Já. O objetivo será o cronograma das obras.
O movimento Internacionalização Já conta com a participação dos sindicato das Empresas de Turismo; Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares  e Similares; Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores; Sindicato das Empresas Prestadoras  de Serviços do Transporte Aéreo; Sindicato  das Empresas Organizadoras de Eventos;  Conselho Nacional de Turismo; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Várzea Grande; Associação brasileira dos Bares e Restaurantes, Associação Brasileira de Agentes de Viagens; Federação do Comércio, Clube de Diretores Lojistas, Sebrae, além de outros. (Com assessoria)

0 comentários: