quarta-feira, 25 de abril de 2018

Voos da Azul serão suspensos no aeroporto de Sorriso em maio



A certificação provisória – concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - para que o aeroporto Regional Adolino Bedin opere em Sorriso termina no próximo dia 5 de maio. Por esse motivo, a Azul Linhas Aéreas suspendeu os voos entre os dias 8 e 13 de maio até que a comissão aeroportuária e a Prefeitura regularizem a situação.

Fiscais da Anac estiveram no município, realizaram uma vistoria, mas detectaram 43 situações que precisam ser regularizadas, a exemplo de questões relacionadas ao asfalto e também a inclusão do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) no plano diretor do município.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Cláudio Drusina, disse que foi a Brasília na tentativa de prorrogar o prazo da certificação provisória.

“Dissemos a eles que em 10 ou 15 dias nós não conseguimos asfaltar, pois tem prazo para licitação e trâmites burocráticos. Diante disso, eles nos informaram que fariam o cancelamento ao invés da prorrogação da certificação. Mas eu fui a Brasília de novo e eles nos deram a opção de troca do operador do aeroporto”.

Segundo a Anac, é preciso haver a troca da operadora detentora do certificado, mesmo que seja pelo Poder Executivo. “O município deve, dentro do prazo da nova licença provisória, regularizar os apontamentos da Anac, que também pediu, entre outras coisas, que o Comando Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estivesse incluso no plano diretor da cidade e que as pinturas no asfalto fossem renovadas mediante regulamentação do órgão”.

Apesar da situação, os voos particulares continuarão a operar normalmente no aeroporto, assim como a base do Corpo de Bombeiros e do Ciopaer.

FONTE: Portal de Sorriso

0 comentários: