Victor Cabral
A expansão do aeroporto ficaria a cargo da empresa vencedora do processo licitatório. A intenção é que seja criada uma pista própria para aviões cargueiros e ampliar o terminal. “Ai nós [Mato Grosso] teríamos condições de abastecer não só o Brasil como também toda a América do Sul”, argumenta o secretário estadual de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo. O superintendente regional do Centro-Oeste da Infraero, Gustavo Schild, por sua vez, garantiu que o governo federal não vai privatizar o terminal.
Para Vuolo, o sistema aeroportuário de Mato Grosso precisa ter mais integração de carga. Além disso, ele ainda defende que se tenha também mais movimentação social entre os municípios. “Com a infraestrutura que o aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande tem não pode só pensar na estrutura aeroportuária”, detalha.
Exemplificando, Vuolo cita o aeroporto de Sinop, que mesmo conseguindo receber mais estrutura a cidade ainda precisaria investir em hotelaria, para que, assim, consiga receber voos com maior número de passageiros que procurariam os hotéis do município. Para ampliar os aeroportos do Estado, o governo fechou parceria com o governo federal, por meio da secretaria de Aviação Civil (Sac), que é ligada à Presidência da República.
O investimento será em 17 aeroportos de Mato Grosso. Segundo Vuolo, eles sairão de um padrão considerado ruim para um melhor. Ele ressalta que, pelo menos para agora, é preciso, no mínimo, boas condições de voos regionais. A expectativa é que, com a parceria entre governo estadual e federal, em um ano um bom retorno.
Reforma
Com a reforma, o aeroporto aumentará sua capacidade de passageiros, passando dos atuais 2,5 milhões para 5,7 milhões por ano. A obra amplia a área construída de 5.460 para 13,2 mil metros quadrados. A reforma está sob a responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon - formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia.
FONTE: RDNEWS
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