domingo, 16 de novembro de 2014

Aeroporto de Barra deve se adequar para garantir linha comercial

aeroporto_barra_fachada.jpg
Aeroporto Piloto Bub, em Barra do Garças, que já foi o segundo no Estado com a melhor estrutura
Considerado o terceiro aeroporto de Mato Grosso com melhor estrutura, perdendo apenas para Várzea Grande e Rondonópolis, o Aeroporto Piloto Bub, em Barra do Garças, aguarda a liberação de recursos do Banco BNDES para a conclusão das obras de reforma e adequações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ser liberada a fim de operar linhas comerciais regulares. Parte dos serviços, incluindo a reforma da pista, já foi concluída com investimentos de R$ 2 milhões.
Desde o início da gestão do prefeito Beto Farias (PSD), medidas têm sido tomadas para “reativar” voos comerciais interligando Barra a Cuiabá e Goiânia (GO), respectivamente, com objetivo de tirar o aeroporto da ociosidade. Neste sentido, uma parceria com o Governo garantiu também a reforma do terminal de embarque e desembarque, da sinalização de solo e de reparos no balizamento noturno.
Construído na década de 80 pelo então governador Júlio Campos (DEM), hoje deputado federal, que emprestou o nome à pista até setembro de 2012, quando a Justiça exigiu a mudança, o aeroporto de Barra do Garças chegou a ser o segundo do Estado em infraestrutura. A 14 km do Centro da cidade, o local ainda possui grande parte do que foi construído, no entanto, com o passar do tempo e a falta de reformas, muito do que foi feito teve que ser reparado, incluindo o balizamento que permite voos noturnos. A estrutura moderna chegou a abrigar conexões de voos do Fokker 100 da TAM, que fazia a linha Goiânia a Cuiabá.
Exigências
Para garantir o retorno de voos comerciais, a secretaria municipal de Turismo, que gerencia o aeroporto, espera apenas a execução das obras da cerca operacional, já licitada. Em contrapartida, esbarra na liberação dos recursos do BNDES, que entendeu ser um custeio e não investimento como apregoa o projeto enviado pela secretaria estadual de Turismo. “Todas as exigências estão sendo cumpridas. Nossa expectativa é que até o final deste mês a Anac possa dar o aval para início dos voos, pois, mais de 90% das obras foram executadas”, explica o secretário de Turismo, Romário Queiroz.

Fonte: RDNEWS

0 comentários: