sábado, 28 de março de 2015

Ministro da Aviação reafirma compromisso com aeroporto de Sinop

O deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB), esteve nesta semana na Secretaria de Aviação Civil (SAC) para pedir celeridade nas obras do aeroporto municipal Presidente João Figueiredo, que  tem operado no limite máximo de sua capacidade e gerado transtornos aos passageiros que embarcam e desembarcam no local. O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) e o senador Wellington Fagundes (PR) também participaram da reunião.

Segundo o ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, os trâmites legais para que as obras do aeroporto de Sinop aconteçam já está em fase final, aguardando apenas a liberação do licenciamento ambiental, que é de competência da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Notícia, que deixou a comitiva animada. A medida faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que garante investimentos para aeroportos do Brasil, sendo 270 no total.

"Estivemos no Ministério em busca de uma definição. A situação do aeroporto é insustentável e precisamos de uma solução. Relatamos tudo isso ao ministro e ele nos garantiu que existem recursos assegurados para os treze aeroportos de Mato Grosso. Porém, a notícia que nos deixou animados é que o aeroporto de Sinop está na lista dos cinco aeroportos com os trâmites documentais mais adiantados, faltando somente a liberação do licenciamento ambiental para que as obras saiam do papel", disse Silvano.

Na reunião, o parlamentar explicou à Padilha, que o aeroporto necessita de ampliação urgente. O aeroporto de Sinop é o segundo em pousos e decolagens no estado e em números de embarques e desembarques, já que a maior demanda é concentrada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

"Sinop cresceu e a demanda no aeroporto também. Precisamos que ele funcione e atenda a necessidade dos passageiros. Apesar de aguardar tanto tempo, ainda tempos esperanças de que essa obra vai sair realmente do papel. Agora o próximo passo será acompanhar o processo na Sema, já que depende apenas do licenciamento", avaliou Juarez.

Para o senador, a ampliação e reforma do aeroporto representa qualidade e segurança aos passageiros, "sem contar que o aumento da demanda também influencia significativamente na economia da cidade e do Estado. Aumenta-se a demanda, aumenta-se também a geração de emprego e renda e isso é muito. Estamos nessa luta também, e muito animados em saber que o sonho de tanta gente está prestes a se tornar realidade", ressaltou Wellington.

De acordo com o superintendente aeroportuário de Sinop, Liomar Costa Repezuk, de 2012 para 2014 o número de voos para o município dobrou, passando de três por dia para seis. A média de passageiros no aeroporto de Sinop, também é considerável, já que o número de embarques saltou de 6 mil para 10 mil/mês, em  comparação aos anos de 2013 e 2014.

Pelo projeto, consta a construção de um novo terminal de passageiros com quatro mil metros quadrados, a ampliação da pista, passando dos atuais 30 metros de largura para 45 e de 1.627 metros para 2,5 mil metros de comprimento. Constam ainda, melhorias no setor de combate a incêndio, instalação de sinalização e balizamento, torre de controle, equipamentos de navegação e um terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro. A estimativa é de que haja aumento do número de embarques e desembarques anuais. A previsão é que dos atuais 28 mil, passe a registrar 170 mil/ano.

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS – Em 2013 foram registrados 170.044 embarques e desembarques, representando um crescimento de 58,41% em comparação ao ano de 2012. Já no ano passado, registrou-se 222.622 embarques e desembarques, o que representa um crescimento de 30,92% se comparado ao ano anterior.

0 comentários: