Rondonópolis
vai contar com o sistema de instrumento de voo chamado Precision
Approach Path Indicator, em português, Indicador de Percurso de
Aproximação de Precisão – Papi para o Aeroporto Municipal Maestro
Marinho Franco. O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito,
Argemiro Ferreira, deu a ordem de serviço e a instalação começa ainda
esta semana. A Braxton Sistemas foi a empresa vencedora da licitação e é
a responsável pela implantação e manutenção do serviço, com
investimento na ordem de R$ 88 mil.
O
Papi são luzes instaladas ao lado da pista com o objetivo de
identificar se a aeronave, na aproximação final, está alta ou baixa no
ângulo de descida. Normalmente são quatro ‘caixinhas’ com espelhos que,
conforme o ângulo, mostram uma cor branca ou vermelha. Então se a cor
muda conforme o ângulo com o qual se olha para o sistema, pode-se, numa
leitura direta das cores, saber se está alto ou baixo na rampa.
O
representante da Braxton Sistemas e gerente administrativo da empresa
Hildemar Ullrich explica que o trabalho deve ser concluído em um prazo
de 60 dias, garantindo mais segurança para os que usam o aeroporto da
cidade. “A instalação e a operação por instrumento ajuda os pilotos no
pouso e decolagem. Os reflexos dos problemas meteorológicos, que antes
não permitiam o pouso e decolagem, devem ser minimizados com a
instalação do aparelho. O que, no entanto, não garante o funcionamento
do aeroporto em casos de tempo muito fechado e baixa visibilidade”,
explica.
O
voo por este tipo de instrumento proporciona mais confiança aos pilotos
e também aos que utilizam os serviços aéreos. “Se só era possível a
visualização com 200 pés, com o aparelho este número sobe para 800, por
exemplo”, explica Argemiro Ferreira.
Operação por RNAV
É
um sistema de navegação com coordenadas geográficas por meio do sistema
GPS, em que a aeronave voa por uma sequência de pontos até o local de
destino. Com o RNAV, as aeronaves não precisarão mais ziguezaguear entre
os auxílios baseados na superfície para alcançar seus destinos. As
aeronaves em RNAV voam diretamente de um ponto para outro.
Juntamente
com a biruta, balizamento, farol rotativo, Papi e EPTA, o RNAV servirá
para auxiliar as operações em condições climáticas desfavoráveis.
Operação com a EPTA
O
Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco mantém o serviço da Estação
Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). O
aeroporto vinha operando com a EPTA por meio de um contrato emergencial,
enquanto o processo licitatório era finalizado.
A
EPTA tem como função fornecer dados meteorológicos e prestar serviços
de informação de voo, via rádio, às aeronaves que pousam e decolam no
aeroporto ou cruzam seu espaço aéreo, aumentando as condições de
segurança.
A
EPTA proporciona aos comandantes um boletim meteorológico de hora em
hora e condições de segurança de voo, pois a aeronave passa a ser de
competência de Rondonópolis com até 27 milhas de distância. A equipe vai
operar com um engenheiro de manutenção; três técnicos em manutenção; um
gerente de operações; e, quatro operadores.
FONTE: PRIMEIRA HORA
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