segunda-feira, 2 de maio de 2016

Aeroporto de Rondonópolis ganha investimento de segurança para pousos e decolagens

Foto: Assessoria

Rondonópolis vai contar com o sistema de instrumento de voo chamado Precision Approach Path Indicator, em português, Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão – Papi para o Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco. O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, deu a ordem de serviço e a instalação começa ainda esta semana. A Braxton Sistemas foi a empresa vencedora da licitação e é a responsável pela implantação e manutenção do serviço, com investimento na ordem de R$ 88 mil.

O Papi são luzes instaladas ao lado da pista com o objetivo de identificar se a aeronave, na aproximação final, está alta ou baixa no ângulo de descida. Normalmente são quatro ‘caixinhas’ com espelhos que, conforme o ângulo, mostram uma cor branca ou vermelha. Então se a cor muda conforme o ângulo com o qual se olha para o sistema, pode-se, numa leitura direta das cores, saber se está alto ou baixo na rampa.

O representante da Braxton Sistemas e gerente administrativo da empresa Hildemar Ullrich explica que o trabalho deve ser concluído em um prazo de 60 dias, garantindo mais segurança para os que usam o aeroporto da cidade. “A instalação e a operação por instrumento ajuda os pilotos no pouso e decolagem. Os reflexos dos problemas meteorológicos, que antes não permitiam o pouso e decolagem, devem ser minimizados com a instalação do aparelho. O que, no entanto, não garante o funcionamento do aeroporto em casos de tempo muito fechado e baixa visibilidade”, explica.

O voo por este tipo de instrumento proporciona mais confiança aos pilotos e também aos que utilizam os serviços aéreos. “Se só era possível a visualização com 200 pés, com o aparelho este número sobe para 800, por exemplo”, explica Argemiro Ferreira.

Operação por RNAV

É um sistema de navegação com coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, em que a aeronave voa por uma sequência de pontos até o local de destino. Com o RNAV, as aeronaves não precisarão mais ziguezaguear entre os auxílios baseados na superfície para alcançar seus destinos. As aeronaves em RNAV voam diretamente de um ponto para outro.

Juntamente com a biruta, balizamento, farol rotativo, Papi e EPTA, o RNAV servirá para auxiliar as operações em condições climáticas desfavoráveis.

Operação com a EPTA

O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco mantém o serviço da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). O aeroporto vinha operando com a EPTA por meio de um contrato emergencial, enquanto o processo licitatório era finalizado.

A EPTA tem como função fornecer dados meteorológicos e prestar serviços de informação de voo, via rádio, às aeronaves que pousam e decolam no aeroporto ou cruzam seu espaço aéreo, aumentando as condições de segurança.

A EPTA proporciona aos comandantes um boletim meteorológico de hora em hora e condições de segurança de voo, pois a aeronave passa a ser de competência de Rondonópolis com até 27 milhas de distância. A equipe vai operar com um engenheiro de manutenção; três técnicos em manutenção; um gerente de operações; e, quatro operadores.

FONTE: PRIMEIRA HORA

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