sexta-feira, 20 de maio de 2016

Movimento de passageiros nos aeroportos de Mato Grosso continuam em queda


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Os 4 principais aeroportos do estado
 A circulação de passageiros nos aeroportos do Brasil nos três primeiros meses de 2016 vem diminuindo consideravelmente, em comparação com o mesmo período de 2015. Os dados são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Isso está acontecendo em virtude da grave crise econômica que o País está vivendo, causando retração das pessoas em viagens aéreas. As companhias aéreas já cancelaram vários voos, devido às lotações baixas que, ao invés de gerar lucros, acabam produzindo prejuízos. No estado, dois aeroportos ainda apresentam crescimento superior comparado ao mesmo período do ano passado:

CUIABÁ (CGB)
O Aeroporto Marechal Rondon, num momento em que está sendo estudado para futuramente ser concedido a iniciativa privada, passa por um momento muito ruim. Só nesses três primeiros meses de 2016 já perdeu quase 100 mil passageiros, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Se continuar nesse ritmo fecha pela primeira vez, desde 2013, o ano com menos de 3 milhões de passageiros. O motivo para tanto, é devido aos cortes de voos que as companhias aéreas vem realizando nos últimos meses, por causa do agrovamento da crise econômica e política do país.
Para completar, o aeroporto está impedido desde o dia 3 maio deste mês, por meio de decreto da ANAC, de receber voos de aeronaves de categoria 4C (A319, A320, A321, B737, B738, B739 etc), ou seja, TAM, GOL e AVIANCA BRASIL não podem aumentar voos no aeroporto. A medida tem caráter provisório e tempo indeterminado, até que a administradora do aeroporto tome as devidas providências.  (Clique aqui para ler o decreto no Diário Oficial)
A diminuição de passageiros circulando pelo terminal não é um bom sinal, uma vez que, o terminal aeroportuário, no momento, está sendo estudado para ser concedido. O movimento de passageiros é um dos principais parâmetros de viabilidade do negócio, em que concessionárias de aeroportos usam. A concessão do complexo está prevista de acontecer em 2017, e o resultado final deste ano será bastante importante.

SINOP (OPS)
Junto com Rondonópolis, Sinop, até o momento, são os dois únicos aeroportos do estado que apresentaram crescimento neste ano. Contudo, seu ritmo de crescimento vem perdendo força, em consequência da Azul ter encerrado voos para Campinas e Passaredo para Cuiabá (noturno). A abertura de voos no Aeroporto de Sorriso deverá derrubar ainda mais os números. 

RONDONÓPOLIS  (ROO)
Com tanto vai e volta de voos, o Aeroporto de Rondonópolis, ainda, continua com ritmo de crescimento impressionante. Pode-se observar que a taxa de crescimento diminuiu em março se comparado a fevereiro, devido principalmente ao encerramento dos voos da Azul para Campinas.

ALTA FLORESTA (AFL) 
Alta Floresta, continua com a mesma média de passageiros dos outros meses: entre 5.500 à 6.500 passageiros. Mesmo com a retirada do voo noturno da Azul em janeiro, nos meses seguintes, fevereiro e março, o movimento de passageiros continuou na mesma média, comprovando que a rota estava super ofertada de assentos.

Dados do mês de Janeiro (Clique aqui)


FEVEREIRO

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS DE MATO GROSSO EM 2016
Pos.
Aeroportos
Fevereiro/2015
Fevereiro/2016
Variação (%)
Acumulado/2015(JAN a FEV)
Acumulado/2016  (JAN a FEV)
Variação(%)
1
Cuiabá (CGB)
246.307
213.782
-13,29%
546.265
488.979
-10,49%
2
Sinop (OPS)
21.749
20.392
-6,23%
40.943
42.473
3,73%
3
Rondonópolis (ROO)
5.491
8.878
61,68%
8.769
18.162
107,11%
4
Alta Floresta (AFL)
7.319
5.999
-18.03%
13.056
11.503
-11.89%
  

MARÇO

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS DE MATO GROSSO EM 2016
Pos.
Aeroportos
Março/2015
Março/2016
Variação (%)
Acumulado/2015 (JAN a MAR)
Acumulado/2016 (JAN a MAR)
Variação(%)
1
Cuiabá (CGB)
262.200
221.997
-15,33
808.465
710.976
-12,06%
2
Sinop (OPS)
20.006
21.513
7,53%
60.949
63.983
4,97%
3
Rondonópolis (ROO)
6.203
6.445
3.90%
14.972
24.607
64,35%
4
Alta Floresta (AFL)
6.324
6.173
-2,38%
19.380
17.676
-8.79%

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