quarta-feira, 28 de março de 2018

Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso inaugura novo hangar em abril


Lenine Martins/Sesp-MT

O hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), passa a atuar, a partir do mês de abril, em nova sede. Com um espaço superior a 4,3 mil m², a mudança só foi possível graças a uma parceria do governo do Estado com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Ao todo, foram investidos R$ 70 mil com obras estruturais. A unidade fica no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A nova sede será inaugurada na segunda quinzena do mês de abril. No espaço estão sendo realizadas obras de construção de salas para o setor administrativo, recepção, alojamento, refeitório e para o armazenamento dos equipamentos utilizados nas operações aéreas.
O comandante do Ciopaer, tenente coronel PM Juliano Chirolli, disse que mudança de prédio era um sonho antigo dos servidores. “Há 10 anos detectamos a necessidade de mudança para um espaço mais amplo e só agora isso foi possível. O nosso grupo ganha mais espaço para as atividades operacionais e administrativas”, destacou.
Ainda segundo o comandante, com as novas adequações e ampliações, o Ciopaer aumentou as condições de realizar planejamento e treinamentos, além de maior espaço para guardar as aeronaves. “O diferencial desta nova unidade é o pátio operacional que ficou muito mais amplo”.
Atualmente, o Ciopaer possuiu três helicópteros e quatro aviões. Fazem parte do efetivo 60 servidores, entre policiais Civil, Militar e Bombeiro Militar.

Regulamentação
As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.
Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.


0 comentários: