sábado, 20 de abril de 2013

Obras do aeroporto de Rondonópolis iniciam em maio, garante secretário.


Rossana Gasparini, de Rondonópolis

-- O aeroporto Maestro Marinho é o maior e mais movimentado da região Sul do Estado
O aeroporto Maestro Marinho é o maior e mais movimentado da região Sul do Estado
   



























Apesar de a secretaria estadual de Desenvolvimento ao Turismo (Sedtur) ter anunciado, em 2011, diversas obras para Rondonópolis, tais como a ampliação do aeroporto Maestro Marinho Franco, que seria uma das alternativas ao aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, as obras ainda não tiveram início. Os investimentos da Sedtur, em parceria com o BNDS, são de R$ 25 milhões para serem aplicados na parte técnica do aeroporto.

   O projeto, inclusive, contemplaria o alargamento da pista de decolagem de 30 metros para 45 metros e da extensão de 1,8 mil para 2,3 mil metros. Também seria realizado o aumento do pátio de manobras, a instalação de cerca operacional, sinalização vertical e horizontal, e ferramentas que possibilitam pouso e decolagem por instrumento. No local, ainda seria instalado um raio-x para vistoria de bagagens de mão e uma esteira para distribuição das bagagens despachadas, além de um sistema de segurança eletrônica.
   De acordo com o secretário de Trânsito de Rondonópolis Argemiro Ferreira, atual responsável pelo aeroporto, a licitação para as obras já foi feita e a empresa vencedora é a Ensercom. “As obras vão começar na segunda quinzena de maio, porém não há um prazo definido para que elas acabem. O certo é que tudo fique pronto antes do início da Copa”, disse.
   O aeroporto Maestro Marinho é o maior e mais movimentado da região Sul do Estado. Fica localizado a 16 quilômetros do centro da cidade. Atualmente, possuiu salas de embarque e desembarque e equipamentos que permitem pousos noturnos. Apenas uma empresa de aviação está atuando. No total são três vôos diários. A média, segundo dados da Setrat, é de 80 mil passageiros por ano, o que daria cerca de 220 passageiros por dia.
   Se as reformas propostas pela Sedtur saírem do papel, o aeroporto de Rondonópolis ganharia a condição de quarto maior do Centro-Oeste, apto a ser usado como suporte para vôos direcionados ao aeroporto em Várzea Grande. Conforme a assessoria da secretaria, este processo é demorado, no entanto, como a licitação foi feita, no máximo daqui um mês as obras devem iniciar.
   De acordo com o secretário, a intenção da prefeitura é também investir no aeroporto da cidade. Para isso, está sendo elaborado um projeto de ampliação do saguão de embarque, que deve ser apresentado na próxima semana ao prefeito Percival Muniz (PPS), para uma possível aprovação. Os recursos estão sendo buscados junto ao Banco do Brasil, que deve financiar a reforma. “Não temos prazo para começar nem terminar essa ampliação, mas vai ser, sim, antes da Copa do Mundo”, afirmou Argemiro

Fonte: RDNEWS

0 comentários: