segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sinop: Passaredo passa a operar com vôos diários a partir de 5 de abril



 A informação foi repassada nesta manhã (27), pelo diretor presidente da empresa, comandante José Luiz Felício Filho ao prefeito Juarez Costa. De acordo com o diretor, a partir do dia 5 os vôos serão disponibilizados cem aeronave ATR 600, capacidade para 72 passageiros com saída diária de Sinop para Brasília às 13h33 e chegada em Brasília às 16h50. Já o vôo direto de Brasília a Sinop sairá da capital federal às 11h36 com chegada às 13h10. Até o momento a companhia disponibilizava vôos as terças, quintas e sábados. A empresa irá ofertar conexões para Ribeirão Preto, São Paulo e São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).  

Além da Passaredo, operam em Sinop a Azul/Trip com oferta de vôos diários para Cuiabá e conexões e a Asta com vôos regionais. De segunda a sábado a Asta disponibiliza a linha Cuiabá/Sinop/Juara/Juína com retorno, de terça, quinta e sábado realiza vôos Sinop/Confresa com retorno e de segunda, quarta e sexta com a linha Sinop/Alta Floresta e Novo Progresso (PA).  

Para o prefeito Juarez Costa, “Os vôos diários com conexões para os grandes aeroportos nacionais e internacionais do país constituem hoje a logística diferenciada de Sinop, o que coloca a cidade na rota de grandes investidores, dadas as possibilidades de acesso”.

Ampliações do Aeroporto João Figueiredo
Ainda na tarde de ontem (26), foi realizada no gabinete do prefeito uma reunião técnica para dar continuidade ao projeto de ampliação do aeroporto João Figueiredo. O encontro contou com a presença do comandante C. Hammer, da Phenix, de Maringá (PR). Hammer é consultor de reestruturação e administração de aeroportos e o responsável pela consultoria técnica do projeto de ampliação do aeroporto municipal, os trabalhos têm prosseguimento nesta quarta-feira (27).  

Desde o início de fevereiro a equipe técnica da Prefeitura tem atuado em um cronograma que visa projetar a ampliação do aeroporto para os próximos 20 anos. Reuniões com entidades de classe e a sociedade civil foram realizadas para levantar sugestões. O secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia, Valdir Favareto salienta que “Esse é um grande projeto, buscamos projetar o aeroporto municipal João Figueiredo em ações modulares, que possam ser realizadas sem comprometer o funcionamento e que visam ampliar as instalações, possibilitando o recebimento de grandes aeronaves nacionais e internacionais, além da construção de pista especifica para carga e descarga”, salienta.

 O projeto integra o Programa de Investimento em Logística de Aeroportos, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no final de dezembro do ano passado, orçado em R$ 7,3 bilhões, do total R$ 331 milhões serão destinados para 13 aeroportos mato grossenses. De acordo com o Governo Federal, a medida visa melhorias em qualidade de serviços e de infraestrutura aeroportuária e ampliação da oferta de transporte aéreo à população em todo o país. Valdir destaca que o aeroporto de Sinop é o segundo em movimentação no Estado com 120 mil embarques e desembarques em 2012. “Trabalhamos com uma média mensal de 12 mil embarques e desembarques. São pessoas de toda a região, empresários, estudantes, comerciantes, visitantes que optam por um meio de transporte mais rápido. O que buscamos agora é torná-lo mais econômico e acessível a um numero ainda maior de passageiros ampliando as instalações”, pontua o secretário.

No Mato Grosso, de acordo com a previsão inicial do Governo Federal, devem ser contemplados os municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará, Alta Floresta, Matupá, Vila Rica, São Félix do Araguaia, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Juína, Juara e Rondonópolis. Contudo, ainda não há estimativa da liberação de valores. Conforme a assessoria de imprensa da ANAC, os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Entre os projetos estão a reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos estão previstos no Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

fonte: Expresso MT

0 comentários: