terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Retrospectiva da aviação em Mato Grosso em 2014

Confira abaixo alguns dos principais acontecimentos que noticiamos e marcaram a aviação em Mato Grosso durante o ano de 2014.


JANEIRO
Janeiro
17 de Janeiro
Azul extingue várias rotas em Rondonópolis, deixando apenas voos para Cuiabá.


FEVEREIRO
26 de Fevereiro
Aeronave a Copa Airlines faz um pouso não programado durante a noite do dia 26 de fevereiro. Ainda não descobrimos o motivo. Foto: Mstslav Antonietti









28 de Fevereiro
Um ano deste blog!!! :D


MARÇO


✈✈✈✈✈


ABRIL

14 de Abril
Após o pouso do ATR72 da Passaredo, o pneu da aeronave estoura, gerando um pequeno incêndio. Ninguém dos 56 passageiros e 5 tripulantes se feriram.  Foto: Vitor Rodrigues




MAIO
1º de Maio
Aeronave trazendo a taça da Copa do Mundo chega a Cuiabá. A mesma ficou parqueada no aeroporto o dia inteiro. Foto: Mstslav Antonietti







7 de Maio
A ANAC concede a ASTA a exploração de transporte aéreo regular de passageiros e cargas.


16 a 19 de Maio
Cuiabá recebe dois Airbus A310 da Luftwaffe ou Força Aérea Alemã, trazendo a Banda das Forças Armadas da Alemanha para uma apresentação na cidade. Fotos:Josemar Jorge





JUNHO

02 de Junho
Infraero "inaugura" as pressas, o inacabado o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, prometendo para depois do término da Copa, o retorno das obras, o que não aconteceu.


10 e 11 de Junho
Depois de décadas sem um voo internacional, a empresa boliviana Amaszonas inicia a rota Santa Cruz-Cuiabá-Santa Cruz, operado com a aeronave Bombardier CRJ-200, com capacidade para 50 passageiros.

13 de Junho

 O Aeroporto Marechal Rondon começa a receber os movimentos internacionais da Copa do Mundo. Quem deu início foi a LAN Chile, enviando o Airbus A320 com sharklets, matrícula CC-BFU. Mais tarde foi a vez dos Boeing 737 da Principal Airlines, matrícula CC-AIT e do avião presidencial do Chile, trazendo Michelle Bachelet. Houve também a operação de vários jatos particulares. Fotos: Hermínio Barros


24 de Junho
Foto: Heber Silva Pinho
Último dia da Copa em Cuiabá. Tristeza para os spotter's. O dia começou com a operação de um voo la LAN Colômbia(ex-Aires), procedente de Bogotá. A aeronave era um A320, matrícula CC-BAR. A grande surpresa do dia ainda estaria por vir, era um Boeing 767 da Força Aérea Colombiana, ave nunca vista por aqui. Widebody aqui é raro. Foi o presente de despedida da copa...




JULHO
06 de Julho
A Amaszonas suspende as operações no Aeroporto Marechal Rondon, por causa da falta de infraestrutura do aeroporto para receber um voo internacional.


24 de Julho

Passados um mês do término da Copa do Mundo em Cuiabá, as obras no aeroporto não recomeçaram. 



AGOSTO
11 de Agosto
Um ano de cobertura do Flight Radar na região de Cuiabá. 

18 de Agosto
A empresa da TAM escalou o A321, matrícula PT-MXL, para cumprir o voo  JJ3638/3639 (GRU-CGB-GRU). É a primeira vez que registramos a operação do mesmo por aqui. A anos o aeroporto não recebia uma aeronave com capacidade de mais de 200 passageiros em um voo regular.


SETEMBRO

1 de setembro
Foto: Autor desconhecido
Vendaval destrói o recém-reformado aeroporto, causando grandes prejuízos.










18 de Setembro
Sai uma notícia no Jornal 'O Globo', de que o Governo Federal tem planos de privatizar o aeroporto de Cuiabá em 2015. 

29 de setembro
As obras no Aeroporto de Rondonópolis são suspensas, depois de auditores do TCE encontrarem irregularidades. 


OUTRUBRO

✈✈✈✈✈


NOVEMBRO

18 de novembro
Passaredo pede autorazação a ANAC para retornar os voos a Rondonópolis. A previsão do início das operações é Abril de 2015.

Novembro

O Aeroporto Marechal Rondon ultrapassa pela primeira vez na história, os três milhões passageiros no ano.


DEZEMBRO

13 de Dezembro
Passaredo solicita a ANAC o retorno de voos para Alta Floresta, saindo de Brasília e com escala em Sinop. A previsão do início das operações é Abril de 2015.

15 de Dezembro

Foto Clemente Aloing 
O voo O66386/6387 São Paulo(GRU)-Cuiabá-São Paulo(GRU), é operado pelo Airbus A320 com sharklets, matrícula PR-OCB. É a primeira vez que uma aeronave com a nova pintura da empresa vem a cidade.






17 de Dezembro
Foto: Heber Silva Pinho
Registrados pelos Spotter's do SBCY Online, pela primeira vez aqui em nosso aeroporto, o Boeing 767-200F da Rio Cargo, apesar de afirmações que ele sempre aparecia por aqui anteriormente.






22 de Dezembro
Infraero divulga dados confirmando que o Aeroporto Marechal Rondon ultrapassou os 3 milhões de passageiros no ano.



E pra você, qual fato te marcou este ano? Deixe seu comentário!




0 comentários: