quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ministro avalia investimentos para viabilizar voos noturnos em Sinop

A suspensão dos voos noturnos no município de Sinop, prevista para a próxima semana,  foi questionada pelo deputado Dilmar Dal Bosco ao Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em audiência ocorrida na  tarde de ontem, em Brasília. A reunião  foi solicitada  pelo deputado federal Nilson Leitão e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf.
O cancelamento dos voos noturnos, de acordo com a  empresa que oferece os serviços, se deve a falta de segurança do aeroporto João Figueredo, em Sinop,  que não dispõe de  equipamentos de radiocomunicação (Papi) e também de luzes nas cabeceiras da pista para a orientação aérea, sendo os balizadores a única opção para os pilotos, o que que também  inviabiliza as operações em dias chuvosos.
“O aeroporto de Sinop não têm instrumentos para operar nos dias de chuvas e também  falta segurança nos pousos e decolagens noturnas. Quase sempre, em dias chuvosos, os aviões retornam  à Cuiabá, acarretando em  mais custos para a empresa que é obrigada a providenciar hospedagem e transporte para os passageiros. Essa carência de equipamentos de comunicação fez com que a seguradora ameaçasse romper o contrato com a empresa, que não pode operar sem cobertura”, afirmou
De acordo com Padilha, o primeiro passo  para elevar  o aeroporto de Sinop a Categoria “A”, será a implantação de uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). Somente após a instalação e homologação da EPTA o Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira (FAB) providenciará o  Papi. Os custos para reestruturação do João Figueredo, de acordo com o ministro, seria de R$ 20 milhões. Uma comissão para o  estudo de viabilidade financeira foi formada ontem a pedido do  Ministério da Aviação Civil.
Fonte: Folha Max

0 comentários: