quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Apenas 30% das obras no aeroporto Marechal Rondon foram executados

space
space
space
space
space
 Apenas 30% do que estava previsto para ser executado pelo Consórcio Marechal Rondon foi de fato executado  no mês de janeiro. A informação quanto ao andamento das obras consta em relatório do Governo do Estado, divulgado na tarde de hoje, 24.

A obra, orçada em  orçada em R$ 83,4 milhões, deveria ter sido entregue durante a Copa do Mundo, mas sofreu consecutivos aditivos de prazo. O mais recente prevê entrega para novembro de 2016. . Até o momento, R$ 60,7 milhões já foram pagos ao Consórcio.

Ainda segundo o relatório, outro problema apresentado diz respeito a não regularidade fiscal e trabalhista por parte do consórcio construtor. Tal situação tem inviabilizado o pagamento de antigas medições como também tende a prejudicar o repasse de valores futuros. Os responsáveis pelo contrato já foram notificados de tais situações, porém ainda não houve retorno em relação à apresentação de nota fiscal para efetuação dos pagamentos.

Nos últimos dias, o consórcio reforçou as ações de execução no que compreende a instalação dos aparelhos de ar condicionado e andamento na área em que será instalado o setor internacional do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A expectativa é de que estes serviços sejam finalizados em abril.

Os documentos que  retratam individualmente a situação de cada um dos contratos que são objetos dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) entre o Estado e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), foram apresentados ao governador do Estado, Pedro Taques.  

De acordo com o levantamento desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, dos 24 contratos em andamento, 15 contam com notificações já emitidas pela Secid às respectivas empresas e consórcios. Destes, oito já estão em estágio de aplicação de multa.

Em dezembro do ano passado, o governador do Estado, Pedro  Taques,  realizou uma vistoria de surpresa na obra e constatou que apenas 15 pessoas estavam trabalhando no local.

A estimativa de Taques é de que até o mês de abril o  aeroporto já esteja recebendo voos internacionais. Porém, isso depende da instalação da Receita Federal no terminal e da finalização do desembarque internacional.

Conforme o contrato 065/2012, além da construção do terminal de passageiros, fazem parte da obra a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto. Também está prevista a construção da Central de Utilidades, de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

Fonte: Cenário MT

0 comentários: