domingo, 25 de setembro de 2016

Vigência de sistema de navegação aérea do Aeroporto de Rondonópolis sofre atraso



Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (Fab), esteve no município na semana passada fazendo uma inspeção no Aeroporto Municipal

Um imprevisto acabou adiando o começo do funcionamento no Aeroporto de Rondonópolis do sistema chamado RNAV, que é responsável por fornecer aos pilotos coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea. Segundo o anunciado inicialmente, o sistema de navegação aérea era para ter entrado em funcionamento desde o dia 15 deste mês, mas isso não aconteceu.
A reportagem do Jornal A TRIBUNA recebeu a informação de que o RNAV no Aeroporto de Rondonópolis está suspenso. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Fabrício Correa, disse à reportagem apenas que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não pôs o sistema em funcionamento, não dando uma justificativa. Ainda assim, externou que espera que o RNAV possa entrar em funcionamento junto com o Papi, algo previsto para os próximos dias. “A nossa parte foi feita; agora é com Brasília!”, afirmou.
Segundo informado à reportagem por uma outra fonte, uma reunião deve ser realizada na Anac na próxima terça-feira (27/9), quando seria abordada a situação do RNAV no Aeroporto de Rondonópolis. Para essa ocasião seria retificada a atual portaria do Aeroporto Municipal em relação ao RNAV, habilitando seu funcionamento ainda na próxima semana.
Em relação ao Papi, o Jornal A TRIBUNA recebeu a informação que deve sair no início da próxima semana uma portaria do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) pelo Cindacta Manaus chamada de Autorização Provisória de Operação (APO), liberando a operação do Papi sem restrição no Aeroporto Municipal. O Papi é um sistema de sinalização com aparelhos de iluminação com focos calibrados, que dá ao piloto a altitude exata no momento de aproximação da pista.

Com a autorização do funcionamento do Papi, além de aumentar a segurança de voo, o Aeroporto Municipal passará a receber jatos dos mais diversos tipos. Hoje nenhum tipo de jato pode pousar em Rondonópolis. Na semana passada, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (Fab), esteve no município fazendo a inspeção necessária ao começo do funcionamento do Papi.
Portanto, conforme apurado, a próxima semana será crucial para que Rondonópolis tenha uma posição acerca do começo do funcionamento do Papi e também do RNAV.


FONTE: MARCIO SODRÉ - A TRIBUNA MT 

3 comentários:

  1. O Mais estranho nisso é que no portal http://www.aisweb.aer.mil.br/ não tem restrição ao rnav e o mesmo consta em atividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado Thiago, o rnav está suspenso sim, e nesse site citado por você consta essa informação.. Olhe a parte entre aspas..
      SID RNAV OPVON 1A RWY 20 E SID RNAV VUDUD 1A RWY 02 "NEG AVBL"
      IAP RNAV (GNSS) RWY 02 E IAP RNAV (GNSS) RWY 20 "NEG AVBL"

      Excluir