sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Voo internacional no Aeroporto Marechal Rondon em dezembro



O aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, está com os dias contados para deixar de ser internacional apenas no nome. A partir de dezembro, a Azul Linhas Aéreas passará a oferecer voos regulares entre o terminal e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A operação será lançada no dia 23 deste mês na ExpoCruz, evento que será realizado entre os dias 16 e 25.
Desde abril deste ano, o principal aeroporto mato-grossense está apto para voos internacionais, mas até o momento não houve demanda para este tipo de viagem.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, pontua que a abertura do aeroporto para voos internacionais deve proporcionar que mais operações sejam concretizadas nos próximos anos. “Este é um ponto positivo para o terminal aeroportuário, que até então só era internacional para cargas e apenas habilitado para este tipo de viagem”.
Nesta quarta-feira (14), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos, publicou portaria que permite as companhias Azul e TAM de operarem voos internacionais para Bolívia e Estados Unidos, Peru e Colômbia. As autorizações são garantias de que as empresas podem realizar voos semanais para esses destinos. Contudo, somente a Azul é que já confirmou o voo para Santa Cruz de La Sierra, conforme o secretário Tomczyk.
Apesar da boa notícia, há muito o que se fazer no aeroporto Marechal Rondon. Nos últimos 4 anos, o terminal vem sendo considerado o pior entre os 15 mais importantes do Brasil. Outra situação que agrava a situação do terminal aeroportuário são as obras inacabadas de ampliação e reforma, que deveriam ter sido concluídas há 2 anos, para a Copa do Mundo de 2014, mas que ainda não tem data para acabar porque o Estado cancelou o contrato com o consórcio responsável diante da precariedade das obras e da morosidade incomensurável.
Ainda sem solução está a privatização do aeroporto, que foi anunciada no 1º semestre deste ano pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O trâmite deve ganhar celeridade só em 2017, quando o programa Crescer, lançado pelo presidente Michel Temer (PMDB) esta semana, estará em pleno vigor e colocará outros aeroportos nas mãos da iniciativa privada.


FONTE: O ATUAL


Banner 728x90

3 comentários:

  1. Vocês sabem dizer se esse vôo quando voltar de Santa Cruz de La Sierra prosseguirá para outra cidade Brasileira? Tipo BSB ou SAO?

    ResponderExcluir
  2. Dalton, o trilho de uma aeronave muda constatemente. O avião que fazer o voo de volta para Cuiabá, poderá seguir para várias cidades diferentes no decorres dos dias. De acordo com o Olhar Direto, que conseguiu antecipadamente os horários que a empresa pretende operar, o voo sairá de Cuiabá às 12h05, com o pouso programado para às 13h05 em Santa Cruz de La Sierra. Já a volta, sairá do Aeroporto Internacional de Viru Viru às 13h45, com chegada prevista às 16h45. Se realmente for esse horário, os passageiros poderam se conectar para voos para BH, Campinas, Londrina, Goiânia, São José do Rio Preto e Guarulhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Penso que poderia ser ser proposto para o Trade e para a Secretária de Turismo de Mato Grosso trabalharem para que a empresa prolongasse a rota até uma capital do nordeste (Fortaleza). Com isso seria oferecido ao mercado local um voo direto com o Nordeste. Para os bolivianos o acesso à Costa brasileira seria uma alternativa às praias de Miami com a vantagem da diferença do cambio dollar/real. Isso colaboraria para fomentar a rota.

      Excluir