sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aeroporto Alta Floresta recebe esteira de bagagens e aparelho de raio-x começa a funcionar

Aeroporto Alta Floresta recebe esteira de bagagens
Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias possui a segunda maior pista da região Centro Oeste, com 2.500 metros de comprimento, tendo condições de receber aeronaves de pequeno, médio e grande porte, e recebeu na última quinta-feira 20, mais uma melhoria, uma esteira para bagagem que já esta em funcionamento.
A esteira de bagagens não é bem uma exigência da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, mas sim um investimento para mais comodidade ao passageiro, quando desembarca do avião, o equipamento está em funcionamento de teste e deve ser entregue oficialmente até o final desta semana.
No mês de agosto o aeroporto recebeu o aparelho de Raio X que é umas das exigências da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para o aeroporto de Alta Floresta, que tem investido em segurança e comodidade aos passageiros.


Fonte:Jornal da Cidade



Em plena operação acerca de um mês, o aparelho de raio-x de bagagem de mão vem garantido segurança e comodidade aos passageiros que passam pelo Aeroporto Municipal de Alta Floresta. O equipamento foi adquirido por meio de um convênio com o Governo do Estado viabilizado através de uma emenda do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho.
Com a instalação do aparelho de raio-x, a Prefeitura de Alta Floresta cumpre uma das principais exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) voltada especificamente para o setor de segurança do aeroporto. Antes da instalação do aparelho a inspeção da bagagem de mão era feita pelos próprios operadores manualmente, ou seja, as bagagens eram vasculhadas criando uma sensação de constrangimento para o profissional e para o passageiro.
Gilbert Vaz, gerente de operação e segurança, explica que o equipamento tem operado dentro do esperado. “Hoje, apenas em casos que haja alguma desconfiança ou alguma dúvida sobre o conteúdo da bagagem é realizada uma vistoria manualmente, caso contrário tudo passa pelo raio-x com uma precisão extrema”, informou.
Em aproximadamente um mês de operação, várias ocorrências foram registradas. Na maioria dos casos o raio-x identificou inúmeros itens proibidos que eram transportados pelos passageiros. Os itens mais comuns detectados até agora são: alimentos, bebidas e objetos cortantes e perfurantes. “Tosos os objetivos encontrados sem procedência e que são proibidos foram devidamente encaminhados ou apreendidos e posteriormente descartados”, revelou Gilbert Vaz.
O aparelho de raio-x está instalado na sala de embarque do Aeroporto Municipal e conta com três câmeras de monitoramento por imagem. Uma câmara monitora a operacionalização do próprio aparelho, outra registra a imagem dos passageiros que passam pelo detector de metais e a terceira câmera monitora o salão onde ficam os passageiros. Ao todo são 32 câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos do terminal, tanto na parte interna, como na parte externa do prédio.
Nos próximos dias a Prefeitura de Alta Floresta receberá a homologação por parte da ANAC, o que fará com que os passageiros em conexão de Alta Floresta passando por Cuiabá não terão que passar por um novo processo de vistoria. 


Fonte: Alta Noticias 

0 comentários: