terça-feira, 18 de outubro de 2016

PAPI é Homologado e entra em operação em Rondonópolis


Ontem dia 17/10 conforme consta no Sistema de Informação Aeronáutica, entrou em operação o PAPI na cabeceira 02 em Rondonópolis, com isso o aeroporto agora conta com mais um auxilio para pouso, Segundo informações obtidas, nos próximos dias entrará em operação o RNAV, Que está homologado porém inativo por causa da Classificação do Aeroporto.

 PAPI (Precision Approach Path Indicator), em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), é um sistema de ajudas visuais à navegação aérea, constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para pouso.

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O PAPI é composto quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3km) durante o dia, e a 20 milhas (37km) à noite. Consoante o ângulo de aproximação à pista do avião, as luzes podem variar entre:
Sistema de quatro luzes
  • 4 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
  • 3 vermelhas, 1 branca: o avião está abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
  • 2 vermelhas, 2 brancas: o avião está no percurso de aproximação correto (ângulo de descida ideal)
  • 1 vermelha, 3 brancas: o avião está acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)
  • 4 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)

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