Conforme portaria do Ministério da Defesa N.1632/SIE em 27 de
Novembro de 2001, o Aeroporto de Rondonópolis foi homologado como "VRF
Diurno/Noturno" Termo em Inglês Visual
flight rules (VFR -
Regras de Voo Visual).
Com
essa classificação de VFR, o Aeródromo não pode utilizar os procedimentos de
chegadas e saídas por instrumentos, "IFR" mesmo que já homologados.
Segundo
informações obtidas juntamente a gerência do aeroporto o problema já está sendo
resolvido e com máxima urgência , Tendo como previsão, o inicio de operação do sistema RNAV em Rondonópolis, após a segunda quinzena de outubro. Período esse, que já se inicia
a temporada de chuvas, sendo de suma importância esse sistema em Rondonópolis
no qual trará mais segurança aos usuários do aeroporto e com isso menos voos
cancelados, ou voos alternados.
Com o Voo de homologação
do PAPI, pelo Geiv é praticamente certo, que os dois sistema entrarão em
operação no mês de Outubro.
O GEIV
é um avião aparentemente comum, só que em seu interior há um laboratório
eletrônico de alta precisão. Sua tripulação é composta por profissionais de
alta qualificação, com curso específico e treinamento adequado ao exercício dessa atividade. O GEIV voa todo
ano, praticamente todos os dias, inspecionando periodicamente equipamentos de
auxílio à navegação aérea.
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