segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Classificação do Aeroporto, atrasa inicio do Sistema RNAV em Rondonópolis





Conforme portaria  do Ministério da Defesa N.1632/SIE em 27 de Novembro de 2001, o Aeroporto de Rondonópolis foi homologado como "VRF Diurno/Noturno" Termo em Inglês Visual flight rules (VFR - Regras de Voo Visual).

Com essa classificação de VFR, o Aeródromo não pode utilizar os procedimentos de chegadas e saídas por instrumentos, "IFR" mesmo que já homologados.

Segundo informações obtidas juntamente a gerência do aeroporto o problema já está sendo resolvido e com máxima urgência , Tendo como previsão, o inicio de operação do sistema RNAV em Rondonópolis, após a segunda quinzena de outubro. Período esse, que já se inicia a temporada de chuvas, sendo de suma importância esse sistema em Rondonópolis no qual trará mais segurança aos usuários do aeroporto e com isso menos voos cancelados, ou voos alternados.

Com o Voo de homologação do PAPI, pelo Geiv é praticamente certo, que os dois sistema entrarão em operação no mês de Outubro.

O GEIV é um avião aparentemente comum, só que em seu interior há um laboratório eletrônico de alta precisão. Sua tripulação é composta por profissionais de alta qualificação, com curso específico e treinamento adequado ao exercício dessa atividade. O GEIV voa todo ano, praticamente todos os dias, inspecionando periodicamente equipamentos de auxílio à navegação aérea.


0 comentários: