terça-feira, 7 de março de 2017

Novo caminhão irá permitir a aterrissagem de jatos no aeroporto de Sorriso



Foi recebido nesta manhã (06) o novo caminhão Fênix AP2, para o Aeroporto Regional Adolino Bedin. O modelo comporta até 6,1 mil litros de água, com capacidade de bomba de 1,5 mil galões /minuto e possibilitará ao Aeroporto Adolino Bedin receber aeronaves jatos Embraer 195 com capacidade para 120 passageiros, ou modelos com capacidade maior, para até 140 passageiros. O veículo foi disponibilizado para Sorriso pela Esplanada dos Ministérios e está avaliado em R$ 1.589.900,00.
O vice-presidente da Comissão Pró-Aeroporto, Argino Bedin, pontuou que o recebimento do caminhão “é um dos passos que a gente estava esperando e veio em boa hora. É uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e é uma vitória da comissão que está na administração do Aeroporto e irá possibilitar o recebimento de jatos na nossa pista”, pontuou. Bedin lembrou que a expansão já iniciou e que a Passaredo Linhas Aéreas iniciará as atividades no aeroporto sorrisense com vôos diretos para Brasília ainda neste mês.
Para o prefeito Ari Lafin, a vinda do novo caminhão “é um reflexo do trabalho realizado pela sociedade. Quero agradecer a Comissão Pró-Aeroporto e em especial ao Éderson Dal Molin que tem se doado ao nosso município independente de cargos políticos”, ressaltou. Lafin acrescentou que é intenção da Administração Municipal concluir as obras do Centro Integrado de Operações Aéreas  (Ciopaer) e asfaltar o pátio da Seção Contra Incêndio do Aeroporto até o mês de maio. “Estamos trabalhando para inaugurar essas obras no aniversário do município e também para alterar a categoria do Aeroporto de nível 4 para nível 5 nos próximos dias”, detalhou.
“Também temos o posto de abastecimento já em andamento. Já contamos com duas carretas para abastecimento, mas com o ponto finalizado acreditamos que o Aeroporto local se tornará um ponto de logística regional para abastecimento de aeronaves”, concluiu Lafin.
Presente no evento o comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso, Capitão BM Weber Dionísio Batista Junior, destacou que a Administração Municipal mantém convênio com o Estado, dessa forma, diariamente um bombeiro militar atende o Aeroporto. “Além do militar, dois bombeiros civis atuam no local”, esclareceu. Para Weber, o caminhão com capacidade maior, irá abrir o leque de possibilidades para novos vôos.
Também presente no evento, o vice-prefeito Gerson Bicego aproveitou para parabenizar todos os integrantes da Comissão Pró-Aeroporto. Segundo ele, o trabalho desenvolvido no local fará com o Aeroporto Regional Adolino Bedin torne-se referencia nacional.
O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso, reforçou a capacidade de trabalho da Comissão e da sociedade sorrisense, O que, segundo o parlamentar, tem refletido no crescimento do Aeroporto local.  Além de Gavasso, participaram do ato os vereadores Maurício Gomes e Cláudio Oliveira e os secretários municipais Cláudio Drusina e Pedrinho Silva e o suplente de deputado federal, Éderson Dal Molin, que destacou a articulação do senador Cidinho Santos na liberação do caminhão para Sorriso.

Modelo AC4
O antigo caminhão, modelo AC 4, que servia o Aeroporto Regional de Sorriso tem capacidade para três mil litros de água, capacidade de mil litros galão/minutos e possibilitava ao município o recebimento de aeronaves ATR 72 com até 60 passageiros, foi encaminhado para o Aeroporto de Cáceres. 


FONTE: NOVA EDIÇÃO

6 comentários:

  1. CGBonline por gentileza , faça uma reportagem no Aeroporto de BARRA DO GARÇAS(BPG) também ,
    Pois aqui estar rolando uns notícias de que o Aeroporto vai passar por outra reforma após o período de chuvas contudo para aumentar a capacidade para receber jatos EMBRAER 195 para fazer a novas rotas de vôos de BARRA DO GARÇAS(BPG) × GOIÂNIA(GYN)...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o novo caminhão é também importante! Mas alguns fatores técnicos é que irão decidir se o aeroporto pode receber aeronaves maiores, não só o caminhão de bombeiros. Uma ótima pista para os turboélices comerciais deve ter 1.650 x 30m, em Sorriso a pista tem 1.700 x 30m, realmente muito boa. É altamente aconselhável que para as operações de jatos de 120, 140 passageiros ou mais, que a pista tenha 2.200 x 45m, porque todos gostam de fortes emoções, mas nunca dentro de uma aeronave, só na televisão ou no conforto do seu “home theater”. A resistência do piso asfáltico da pista e da área de estacionamento é outro fator importante. Aeronaves maiores, evidentemente, pesam mais e o piso deve resistir 50 ou 60 toneladas, assim como as pistas de rolamento-taxi, com risco de a aeronave afundar e atolar no asfalto de menor resistência. Qual é a resistência em toneladas da atual da pista de Sorriso? A capacidade da cidade em gerar tráfego é determinante para a chegada de aeronaves maiores ou de jatos de 120, 140 e 180 lugares, não o caminhão de bombeiros. O nível de combate a incêndios melhorou mas a atividade aérea é mais complexa e cheia de detalhes. Saudações,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O agente aeroportuário está esperando a ANAC elevar o nível de segurança para começar a fazer o teste de atrito na pista, lógico que não é necessário a própria ANAC elevar o nível de segurança do aeroporto para fazer o teste de atrito,só estão esperando as chuvas pararem para fazer o teste de atrito na pista, lógico que também em breve a pista pode ser aumentada, não podemos esquecer que a pista do aeroporto de Sinop possui 1630 por 30 e pousa os E95, por que Sorriso não pode.......

      Excluir
    2. É isso aí amigo o aeroporto de sorriso ainda vai ser um ponto de referência para toda a região assim que comecar pousar jato eu vou fazer uma viagem.

      Excluir
  3. Eu já fui para Cuiabá com o turbo Ellis foi emocionante esva chovendo na volta de Cuiabá para sorriso aga coração drenalina pura

    ResponderExcluir
  4. Quero ver mesmo senhores prefeitos e governador , se vocês vai mesmo cumprir com as obras de acordo que esta assinado na atá na qual priorizar e melhorará contudo os Aeroportos de ALTA FLORESTA(AFL) , BARRA DO GARÇAS(BPG) , CUIABÁ(CGB) , RONDONÓPOLIS(ROO) , SORRISO(SMT) , SINOP(OPS) pelo oque consta em obras assinadas pelo presidente eo governador e que os anos de 2016 a 2018 vai haver uma boa injeção de verba dinheiro para serem feitos reformas e construções de aeroportos , então Mato Grosso chegou a nossa vez e hora vamos lutar para construir aeroportos feito para o século 21 e melhores com capacidade para no mínimo atender a nos população e clientes , vamos agilizar prefeitos e governador porque o povo não pode fica mais 15 , 20 , 25 anos a mais pra enfim os senhores concluír estas obras...
    BARRA DO GARÇAS está em um ótimo ponto entre 3 capitais importante do Centro Oeste que são elas BRASÍLIA , CUIABÁ , GOIÂNIA a população almeja muito em ter vôos para GOIÂNIA E BRASÍLIA , BARRA DO GARÇAS cresceu e temos boa demanda para as 3 capitais.
    Fica a dica ae senhor prefeito Roberto Farias de BARRA DO GARÇAS...

    ResponderExcluir