quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Azul vai deixar de operar trecho em Mato Grosso

Fonte: Agência da Notícia com Mídia News

A Azul Linhas Aéreas comunicou a Prefeitura de Rondonópolis que extinguiu a rota Rondonópolis/Maringá/Curitiba, no Paraná, e de outra São Paulo com destino final em Guarulhos com escala em Araçatuba. A empresa era a única que atuava no município e vai passar a atuar com voos diretos com origem em Rondonópolis apenas dentro do Estado.

Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, os diretores da Azul irão dar mais atenção às capitais brasileiras, devido a expectativa de grande crescimento do fluxo de clientes para o turismo e para o setor de negócio impulsionados pela Copa do Mundo, bem como a movimentação do próprio período dos jogos.

“A Azul já solicitou na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um aumento de 30% em relação a sua capacidade atual de voos, que é de em torno 900 por dia no Brasil, para 2014 com o foco na Copa do Mundo. O que está acontecendo aqui certamente ocorrerá em outras cidades do porte de Rondonópolis. Eles estão deslocando as grandes aeronaves para as capitais, nos deixando com aviões menores para voos de curta distância”, analisou.

Segundo Argemiro, estão sendo intensificadas as negociações com várias outras empresas, no sentido de trazer o serviço para o Aeroporto Maestro Marinho Franco, o mais importante de toda região Sul de Mato Grosso.

Nos próximos dias ele agendou reunião para tratar de negociações com representantes de empresas aéreas para definir a implantação de novos itinerários saindo de Rondonópolis. “Nós já estamos mantendo este diálogo faz algum tempo e tínhamos adiado um pouco esta definição devido as obras do aeroporto. Mas já que a Azul decidiu mudar seu cronograma a partir de fevereiro vamos tentar por outros caminhos fornecer novas opções de transporte para a população de Rondonópolis e de toda região Sul que usa nosso Aeroporto”, garantiu.

O chefe da Pasta também fez questão de esclarecer que a saída da Azul nada tem a ver neste momento com questões relacionadas a infraestrutura do aeroporto local. “Temos problemas a resolver com certeza, mas isto não significa incapacidade de atuar, muito pelo contrário. Estamos evoluindo, alargando a pista de pouso, estará à disposição em breve uma nova pista de taxyway, uma pista auxiliar, então não se trata disso. Até estes dias podíamos receber os aviões, agora não?”, indagou.

Obra

Os recursos na ordem de R$ 20.892.913,14 - vindos do BNDES para a obra de reforma no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco já possibilitaram mais da metade da execução dos trabalhos que têm até 2015 para ficarem prontos no prazo oficial, mas que devem ser finalizados ainda este ano, segundo Argemiro. A pista auxiliar ficou com extensão de 2.244 metros e 25 metros de largura, já a pista principal, que hoje tem 30 metros de largura, vai passar a ter 40 metros. A extensão também crescerá em mais 407 metros, finalizando em 3.150 metros e dando condições de receber pousos e decolagens de aeronaves grandes, como o modelo Boeing 747.

Uma adequação prevista dentro do projeto para o aeroporto é a reestruturação da área de embarque e desembarque de passageiros, ampliando de 1.350 m² para 13.500m². Para o secretário Argemiro, com a mudança será possível a instalação de um minisshopping com lojas de variados segmentos, além de uma praça de alimentação maior do que a atual.

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