Secretário de Obras César Magrini disse que falta apenas detalhes para concluiu a obra
Semana7.com
A
Prefeitura de Barra do Garças concluiu em data recente a reforma e
ampliação do terminal de passageiros do aeroporto local e que custou aos
cofres do município 172 mil reais.
Essa
obra, segundo informações da Infraero, faz parte das exigências da
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o aeroporto volte a
receber escalas de voos comerciais que há quase duas décadas abriu mão
dessa rota. Primeiro pelo asfalto que liga Barra do Garças às capitais
Goiânia e Cuiabá. Segundo, pelo estado da estrutura falimentar daquele
campo de pouso.
A
obra de ampliação e reforma executada a mando da prefeitura foi
contestada pelo vereador Julio Cesar (PSDB) que ao seu ponto de vista “o
que foi feito não pode ser chamado nem de maquiagem” e, em seus
cálculos, “se se fizer uma apuração rigorosa logo se vê que não foram
gastos 172 mil reais naquela encenação”.
A
reportagem do portal semana7 esteve no local com o vereador que
constatou que “passaram uma demão de tinta malfeita, sequer lixaram as
paredes”. Segundo o vereador o que se pode notar de alteração foi a
troca de um sifão de uma pia de um dos banheiros onde se esqueceram de
nominar se ‘masculino’ ou ‘feminino’. “É tudo assim, por conta do
descaso”, diz Julio Cesar.
Julio
Cesar critica também que as portas do terminal de passageiros “que
precisam ser reformadas ou mesmo substituídas, receberam apenas uma
camada de tinta”. Um funcionário da Infraero disse que uma reforma para
aquele terminal deveria começar pela troca do piso. “É um absurdo o que
fizeram aqui”, disse ele que não quis ser identificado e convidou a
reportagem para conhecer a copa e a cozinha “neste estado deprimente de
moscas”, concluiu.
Em
seu requerimento, aprovado pela Câmara de Vereadores ao secretário de
Obras, César Magrini, Julio Cesar pediu informações sobre aquela obra e
diz que já se passaram mais de 40 dias sem que ele tenha recebido uma
resposta. Em um encontro casual (na Feira Coberta) entre a reportagem e
um funcionário da Infraero, o técnico foi direto ao assunto ao dizer que
o aeroporto corre o risco de ser fechado pela falta de voos, “está
inoperante”, disse.
Para
encontrar um denominar que possa traduzir a reforma e ampliação daquele
terminal Julio Cesar protocolou um ofício no Ministério Público
alegando o direito constitucional de acesso à informação e transparência
de atos administrativos. O vereador lembra que em junho desse ano o
promotor Marcos Brant embargou obras de sete escolas do município por
achar absurdo que na maioria dessas reformas “não foi usado nenhum grama
de cimento ou sequer uma pá de cal”.
Por
telefone, na manhã de sexta (20), o secretário Cesar Magrini disse que a
obra “Está OK, pronta; faltam apenas pequenos reparos”. Na realidade
para a liberação do aeroporto, sem contar ‘a reforma’ já concluída,
ainda falta a cerca operacional (alambrado de proteção) que deve correr
por conta do Estado. Um técnico do setor disse à reportagem que um
engenheiro já esteve no local e informou que os custos não devem
ultrapassar a casa dos 600 mil reais.
Esse
é o quadro real do aeroporto de Barra do Garças. O terminal de
passageiros é o espectro do abandono, mas tem um funcionário, que ganha
muito bem para cuidá-lo, conforme apurou a reportagem. O asfalto de
entrada está em frangalhos. Do conserto de tudo isso depende a possível
escala de voos comerciais na cidade. Contudo, não se sabe se a
preocupação do prefeito Roberto Farias é viabilizar o aeroporto local ou
se um discoporto em cujo município já se aprovou o Dia do ET (segundo
domingo de julho) que se caso existam, também devem estar lixando para
as exigências da Anac, para Barra do Garças.
O Ministério Público Estadual instaura inquérito civil para apurar possíveis atos ilicitos na obra.
Prefeitura de Barra anunciou linhas aéreas para 2014
Por
diversas vezes a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Barra do
Garças noticiou a possibilidade de retorno de escala de voos comerciais
no aeroporto local. Apesar do interesse de inserir a cidade no
transporte aéreo, esse propósito tem esbarrado nas exigências da Anac
que devem ser acatadas conforme determina a lei.
Em
uma das postagens no portal da Prefeitura de Barra do Garças
anunciava-se que os voos comerciais teriam início em novembro desse ano,
mas diante da reforma e ampliação do terminal de passageiros, a falta
do alambrado de proteção da pista, Barra do Garças terá que esperar por
mais algum tempo.
O
aeroporto local tem uma pista entre as melhores do Estado, mas os
técnicos do setor apontam, por exemplo, a falta de um detector de metal,
entre outras recomendações para que seja liberada a pista e a concessão
da escala.
Entre
as empresas interessadas em explorar essa linha que liga Barra do
Garças às capitais Cuiabá e Goiânia, segundo a Assessoria, está a Sete
Linhas e Táxis Aéreo, cujo representante já participou de uma reunião na
cidade com o Corpo de Bombeiros, Infraero, representantes da
prefeitura, entre outros, para verificar as adequações do aeroporto
local.
Um
dirigente da empresa chegou a anunciar na ocasião que houve atraso no
cronograma devido aos problemas burocráticos e disse que a empresa faria
o voo inaugural no dia 1º de Março de 2015. Outra empresa, a Brasília
Turbo Hélice, que faria escala Goiânia, Barra, Rondonópolis e Cuiabá
também manifestou seu propósito de operar na região.
“Desde
janeiro de 2013 a Prefeitura de Barra do Garças tenta conseguir a
implantação de um voo regular na cidade. Para tanto, conforme a
Assessoria, vários esforços vêm sendo feitos junto ao Governo do Estado e
Secretaria de Aviação Civil para a liberação do aeroporto e que as
últimas exigências estão sendo atendidas, conforme escreveu o secretário
de Comunicação Vander Lima no site da Prefeitura de Barra do Garças.
Fonte: Semana7.com
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