quinta-feira, 20 de julho de 2017

Governo inaugura aeroporto de Querência nesta sexta-feira





O governador Pedro Taques irá inaugurar, nesta sexta-feira (21.07), às 16h30, o Aeroporto Municipal de Querência (927 km a Nordeste de Cuiabá). Localizada em uma região importante para o agronegócio, a unidade passa a contar com uma pista de pouso e decolagem pavimentada, além de uma cerca operacional para dar mais segurança aos usuários e operações diárias.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) elaborou um novo projeto para readequação e reestruturação do aeroporto. Nele, constam o balizamento, pavimentação da pista e a construção de cerca operacional padrão. O objetivo é modernizar a unidade e preparar para o aumento de uma futura demanda.
As obras fazem parte de um convênio de R$ 758 mil, firmado entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra, e o Executivo Municipal. Foram investidos R$ 7,7 milhões para a readequação do aeroporto.
O trabalho segue rigorosamente as legislações aeronáuticas pertinentes, conforme prerrogativas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA).


2 comentários:

  1. Parabéns! Mas observo que Aeroporto Regional moderno e atual tem, entre outras benfeitorias, pista de 1.650 x 30m de largura, resistência mínima do piso para suportar 33 toneladas e voo por instrumento GPS. Com essas características técnicas e de engenharia, Querência, não só se candidata a receber os turboélices de 70 lugares, como também, já estaria capacitada a receber aeronaves de até 90 passageiros. Ou, no mínimo o Estado deveria copiar a infraestrutura aeroportuária da cidade de Sorriso e aplica-la aos futuros aeroporto regionais de MT.


    Porque uma aeronave de 70 lugares necessita de 1.367 m para decolar com pista seca com uma temperatura ambiente de 15C, conforme manual do fabricante.
    Não confundir distância de decolagem com distância de corrida sobre a pista. São análises diferentes e a distância de corrida sobre a pista é bem menor do que a necessária a uma decolagem dentro dos padrões de segurança internacional.
    No Brasil a temperatura média é de 26C. Ou seja, basicamente (1.500m-1.367m) restam apenas 133m de pista. Estando a pista molhada e temperaturas acima de 26C, 1.500m pode torna-se critico.
    Não podemos construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado!
    Saudações,

    Aeroporto Regional = 1.650 x 30m + 33t + GPS

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com vc colega Cláudio Lemes ,
    Só pra se ter uma idéia vou pegar o aeroporto de BARRA DO GARÇAS como exemplo a pista de pouso e decolagem tem 1.650mtrs por 35 de largura e aqui pousa e decola avião ATR72-600 da AZUL Linhas Aéreas , para se ter noção eu já viajei 4 vezes daqui de BARRA DO GARÇAS para GOIÂNIA e sempre nas vezes que eu fui e que teve a decolagem o avião precisou percorrer praticamente os 1.550mtrs de pista assim restando 100mtrs de pista de segurança lembrando que a pista aqui tem 1.650mtrs , já nos pousos o ATR72-600 percorreu uns 1.400mtrs sendo assim restando 250mtrs de pista de segurança...
    POLÍTICOS VAMOS CONSTRUIR AEROPORTOS PARA O FUTURO É VAMOS PENSAR GRANDE VAMOS DEMONSTRA QUE SOMOS MELHORES

    ResponderExcluir