domingo, 3 de abril de 2016

Definida empresa responsável por estação de tráfego do Aeroporto de Rondonópolis

Foto: Arquivo
A licitação para contratação de empresa para operação e manutenção da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) Categoria A do Aeroporto Municipal foi realizada ontem (1º/4). A empresa vencedora foi a Reyco, do Rio de Janeiro, que receberá R$ 54 mil mensais (R$ 54.000,00) pela prestação do serviço, por meio de um contrato de 18 meses, podendo ser renovado por igual período.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, lembrou ao Jornal A TRIBUNA que a Reyco já vinha prestando o serviço de operação da EPTA local, desde o começo do seu funcionamento, em junho de 2015, mas até então em caráter emergencial. Agora, com a licitação, explica que essa empresa também ficará responsável pela manutenção da biruta, do farol rotativo e do balizamento do Aeroporto Municipal.
A implantação da estação de tráfego aéreo esteve a cargo do Governo do Estado de Mato Grosso, que também contratou a empresa Reyco. A EPTA, em resumo, é o setor que coordena operações de tráfego aéreo para o aeroporto e para a região. Para isso, dispõe de uma estação meteorológica de superfície e uma estação de rádio VHF aeronáutica para fazer comunicação com pilotos no ar e auxiliar em manobras na pista.
A EPTA tem como função fornecer informações meteorológicas e prestar serviços de informação de voo às aeronaves que pousam e decolam no aeroporto ou cruzam seu espaço aéreo, aumentando as condições de segurança.
OUTRA LICITAÇÃO
Argemiro confirmou que permanece agendada para a próxima segunda-feira (4/4) a licitação para aquisição e implantação dos sistemas Papi e Rnav, que também atuam para segurança e orientação para pousos e decolagens. Essa licitação está marcada para as 8h30 desta segunda-feira, na sede da Prefeitura de Rondonópolis.
A aquisição e implantação de sistema Papi, no caso Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, e de PBZPA IFR não-precisão, incluindo acessórios, no caso elementos necessários a instituição do Rnav, objetivam à complementação operacional da infraestrutura aeroportuária da EPTA Categoria A do Aeroporto Municipal.
O Papi e o Rnav são uma grande cobrança da sociedade local ultimamente, pois minimizariam os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem quando de condições meteorológicas desfavoráveis. O Município deu, no começo deste ano, um prazo de 90 dias para aquisição e instalação dos equipamentos em questão, que se encerra em 15 de abril próximo.
A Reyco, ganhadora da licitação, já vinha prestando o serviço de operação da EPTA local, desde o começo do seu funcionamento, em junho de 2015 - Foto: Arquivo
A Reyco, ganhadora da licitação, já vinha prestando o serviço de operação da EPTA local, desde o começo do seu funcionamento, em junho de 2015 – Foto: Arquivo
NOVA EMPRESA
O secretário reforçou que, a partir da próxima segunda-feira (4/4), a empresa Asta Linhas Aéreas inicia a linha Cuiabá/Rondonópolis/Cuiabá, em uma aeronave Caravan, com capacidade para nove passageiros, com voos diários. A empresa fará o itinerário duas vezes ao dia, na manhã e no fim da tarde. Disponibilizará ainda opções de conexões com outras cidades do interior a partir da capital.

Um comentário:

  1. Gentileza confirmar se a Passaredo vai deixar de fazer a rota ROO/BSB. Recebi email informando sobre a alteração do voo.

    ResponderExcluir