sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pista do Aeroporto de Alta Floresta terá que ser desemborrachada, aponta laudo

Foto: Florestanet

Como publicamos anteriormente no Florestanet, caso o relatório (laudo) sobre a aferição apontasse algum problema referente o coeficiente de atrito externado pela superfície do revestimento da pista do aeroporto, Piloto Oswaldo Marques Dias, e o mesmo viesse determinar a retirada do material da pista (desemborrachamento) a situação poderia se complicar. O motivo seria o preço de tal serviço, que segundo o secretário de administração municipal, Claudinei de Jesus, diz ser elevado.
A declaração sobre a dificuldade e preocupação em executar o referido serviço foi expressada pelo secretário em entrevista coletiva dada a imprensa local. O valor estimado do serviço a ser feito pode ultrapassar R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).
O laudo demonstra as condições de segurança do piso da pista em relação a vários riscos, entre eles os de possível derrapagem e aquaplanagem das aeronaves. Segundo Claudinei, não existe motivo para preocupação neste primeiro momento. O aeroporto continuará a funcionar normalmente.
Exigência da ANAC
Como foi informado antes pelo Florestanet, a resolução Nº 236, de 5 de Junho de 2012, diz que dada a frequência anual de pousos, de condições operacionais específicas, do risco à segurança operacional ou da necessidade de garantia da segurança operacional, a ANAC pode requisitar medições adicionais de atrito e macrotextura.

FONTE: FLORESTANET

0 comentários: