sexta-feira, 8 de abril de 2016

Município licita o Papi para o Aeroporto Maestro Marinho Franco


O município de Rondonópolis vai contar com o sistema de instrumento de voo chamado Precision Approach Path Indicator, em português, Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão – Papi, para o Aeroporto Maestro Marinho Franco. Isso porque o município licitou, na manhã desta segunda-feira (04), o aparelho. O certame foi na modalidade pregão e a empresa vencedora foi a Braxton Sistemas, que fica responsável pela execução do projeto com investimento de R$ 880.000,00.
O Papi são as luzes que se localizam ao lado da pista com o objetivo de identificar se a aeronave, na aproximação final, está alta ou baixa no ângulo de descida. Normalmente são quatro “caixinhas” com espelhos que, conforme o ângulo, mostram uma cor branca ou cor vermelha. Então se a cor muda conforme o ângulo com o qual se olha para o sistema, assim o piloto, numa leitura direta das cores, sabe se está alto ou baixo na rampa.
“A instalação e a operação por instrumento ajuda os pilotos ao decolar, se é possível a visualização com 800 pés, com o aparelho esse número cai para 200, por exemplo”, explica o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito e responsável pela gestão do Aeroporto Maestro Marinho Franco, Argemiro Ferreira.

0 comentários: