domingo, 13 de novembro de 2016

Lideranças reforçam importância da aviação regional em Mato Grosso

http://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/2016/11/11/carrossel/19f1aad96b53d6c1535298b3e77b1cc5.jpg

Mato Grosso é o Estado com maior número de aeroportos priorizados no Programa de Aviação Regional. A informação é do diretor do Departamento de Gestão do programa, Eduardo Bernardi, que participou, nesta sexta-feira (11.11), de seminário realizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal, e pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Inicialmente, o programa contemplava 13 aeroportos em Mato Grosso e 270 ao total, no país. Mas o programa sofreu uma retração e, segundo Bernardi, está sendo redimensionado de forma a priorizar aeroportos que precisem de investimentos menores para viabilizar a aviação regional. Já os aeroportos menores devem ser incluídos no programa de concessões. No caso de Mato Grosso, serão priorizados os aeroportos de Rondonópolis, Alta Floresta, Sinop e Barra do Garças (onde foi inaugurado, nesta semana, o vôo comercial da companhia aérea Azul).
O seminário foi proposto pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), que deve emitir relatório sobre o Programa de Aviação Regional, que está sendo avaliado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal.
Segundo ele, a integração da Amazônia Legal e de todo o continente americano passa, necessariamente, por Mato Grosso, que tem localização estratégica por estar no centro da América do Sul. Ele lembra as dimensões do Estado, onde algumas cidades ficam a mais de 1.000 km da capital, dificultando o acesso dos moradores aos vôos comerciais.
Ele reconhece as dificuldades de recursos por parte do governo federal, que previa investir R$ 7,3 bilhões no programa, e aponta, como alternativa, as parcerias. “Uma das saídas está nas concessões, como é o caso do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande”, disse. 
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, prefeito Neurilan Fraga, reforçou a necessidade de integração do estado não só por rodovias, mas também por via aérea e também defendeu as parcerias com a iniciativa privada como alternativa para melhorar a infraestrutura dos aeroportos maiores. 
Deputado estadual, Guilherme Maluf lembra a frustração que resultou da desaceleração do programa de investimentos em aeroportos. “Os recursos prometidos não vieram. Isso representou um retrocesso em relação à aviação regional, que é muito importante para Mato Grosso”, disse ele. 
Presidente da Assembléia Legislativa, Maluf disse que o parlamento pode contribuir para elaborar uma nova legislação que possa facilitar o desenvolvimento da aviação regional.
O secretário estadual de Turismo, Luiz Carlos Nigro, defendeu o turismo como fator de desenvolvimento econômico e, segundo ele, Mato Grosso tem muitos atrativos, mas é preciso encurtar as distâncias para que os turistas possam acessá-los. 
O resultado do seminário, com as observações e sugestões, fará parte do relatório que deve ser elaborado pelo senador Wellington Fagundes e entregue ao governo federal.

FONTE: FOLHA MAX

VÍDEO COMPLETO DO SEMINÁRIO, REALIZADO DIA 11 DE NOVEMBRO, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO 

 

0 comentários: