terça-feira, 1 de novembro de 2016

Pista do aeroporto de Tangará da Serra é recuperado


O Município de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) está recuperando toda a pista do Aeroporto Municipal.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Selton José Vieira, a equipe da Sinfra promoveu no local diversas melhorias, entre elas a manutenção básica das pistas com uma camada de lama asfáltica para conter as pedras que estão soltando, assim como a pintura de sinalização. “Estamos fazendo este trabalho de manutenção até que se tenha definição do projeto do Aeroporto, a fim de melhorar o acesso e uso da aviação executiva local, dos empresários que já tem aeronave”, explicou, ao destacar que os trabalhos foram iniciados há aproximadamente 10 dias e a previsão é que encerrem até no máximo neste sábado, 29 de outubro.
Além dessas melhorias na pista, o Município aguarda a chegada dos móveis para colocar em funcionamento o terminal de embarque e desembarque e a central de combate a incêndio, espaços construídos pelo município com recursos próprios, como forma de implementar o uso do aeroporto.
O aeroporto de Tangará da Serra é um dos 13 mato-grossenses contemplados no Programa de Aviação Regional (PAR), que receberão recursos do governo federal. Desses, nove estão em fase de elaboração de anteprojeto, etapa que antecede a licitação das obras, sendo Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica. Juína, Matupá e Pontes e Lacerda estão com a análise de Estudos Preliminares concluídas. Lucas do Rio Verde tem Estudos de Viabilidade Técnica em análise.
O objetivo do governo federal é democratizar o acesso ao transporte aéreo e reduzir o custo das viagens no interior do país. O programa foi lançado com previsão de investimentos de R$ 7,3 bilhões para adequar e ampliar para 270 o número de aeroportos regionais disponíveis para voos regulares. Porém, mais de três anos, alegando a necessidade de contingenciar recursos para enfrentamento da crise fiscal, o Governo Federal reduziu esta lista de beneficiados para apenas 53 municípios. A promessa é que eles recebam R$ 1,2 bilhão até 2020.


 
 
 

FONTE: Fabíola Tormes - DIÁRIO DA SERRA

0 comentários: