2016 iniciando, listamos neste post, promessas, prazos, planos que empresas e autoridades prometeram para este ano.
● Voos comerciais em Sorriso
Este mês durante uma visita ao aeroporto, o diretor de relações
institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, confirmou que a empresa
pretende operar na cidade no primeiro semestre de 2016. O plano é lançar um voo
com o ATR72-600, que parte de manhã de Sorriso para Cuiabá e volte a noite para
a cidade.
● Barra do Garças voltar a ter voos
Tudo indica em 2016 a cidade do leste mato-grossense voltará a contar com voos, depois de mais de 10 anos sem. Em 2015 a empresa Sete Linhas Aéreas, tentou voar para a cidade, mas devido à falta de estrutura no aeroporto, a aérea cancelou os planos. De acordo que com fontes essa "falta de estrutura" seria por causa o aeroporto não tinha um caminhão de combate à incêndios. Contudo, o caminhão chegou em agosto e agora espera-se que a Sete reconsidere novamente a cidade.
● Retorno da Amaszonas
O governador do estado, Pedro Taques, prometeu para abril de 2016, a conclusão da parte internacional do aeroporto marechal Rondon, para assim a companhia aérea boliviana Amaszonas e outras poderem operar no local.
Porém, com a atual situação do país, fica meio difícil para a
companhia retornar nessa data. Além disso, a mesma deixou de operar em Campo
Grande (MS), o que não é um bom sinal, visto que, esta cidade tem mais
afinidade com a Bolívia, e mesmo assim acabou cancelando os voos.
● Finalização das obras no Marechal Rondon
Foi prometido para até o final 2016, pelo governador do estado, a conclusão de todas as obras do aeroporto Marechal Rondon, que deveriam ter ficado pronto antes da copa.
Foi prometido para até o final 2016, pelo governador do estado, a conclusão de todas as obras do aeroporto Marechal Rondon, que deveriam ter ficado pronto antes da copa.
Quem continua - infelizmente - tocando a obra é a Engeglobal,
então já sabemos o que esperar...
●Término das obras no aeroporto de Rondonópolis
Tido como obra fundamental para auxiliar Cuiabá durante a copa, outra obra que não terminou no prazo previsto foi o do aeroporto de Rondonópolis.
A obra orçada em 21 milhões, não ficou pronta a tempo e ainda foi
paralisada por irregularidades. Depois mais de 1 ano paralisadas, a obra foi
reiniciada em outubro, mas foi paralisada novamente devido as chuvas, de acordo
com a construtora. A previsão de término é para fim deste ano.
● Ampliação do Aeroporto de Sinop
Está previsto para junho de 2016, o início das obras do Aeroporto Presidente João Figueiredo. De acordo com a prefeitura, a obra vai desde a ampliação de terminal a ampliação da pista. Atualmente, o aeroporto para por reformas e pequenas ampliações emergências, para atender a crescente movimentação de passageiros no local. A previsão do final dessas obras emergências e fevereiro deste ano. Já a obra principal (que ainda não iniciaram), e para 2018.
● Gol em Sinop
Porém, há certeza que o voo iniciará em 2016, mas não na data
prevista (15 de fevereiro).
● Início das operações da Asta Linhas Aéreas em Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra
Previsto para ser iniciado em setembro deste ano, o voo foi adiado para março de 2016. De acordo com informações obtidas, o motivo do adiamento foi por causa, de falta de estrutura em ambos aeroportos. Em Tangará, sequer espaço para acomodar os passageiros tem. A prefeitura então iniciou obras de um 'puxadinho' para resolver essa questão.
Já em Lucas, problemas de documentação com a ANAC, impediram o
início dos voos.
A Asta planeja lançar o voo de modo triangular, ou seja, Cuiabá -
Tangará da Serra - Lucas do Rio Verde - Cuiabá e Cuiabá - Lucas do Rio Verde -
Tangará da Serra - Cuiabá, três vezes por semana. A empresa informou que escolheu fazer desse, pois beneficiará as duas cidades com ligação direta para a Capital.
● Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional em Mato Grosso
Mais um ano se passa, e o prometido PDAR (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional), não foi cumprido.
Mais um ano se passa, e o prometido PDAR (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional), não foi cumprido.
No estado, 13 aeroportos serão beneficiados com o programa. De
acordo com o CONAMA, 5 aeroportos (Alta Floresta, Rondonópolis,
Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica) já estão em estágio avançado no processo, ou seja, perto da licitação
para escolha das empresas que irão tocar as obras.
A esperança e que ainda este ano as obras comecem nos aeroportos
dito acima.
Considerado um dos piores aeroportos do país, Cuiabá parece estar
incluída nos próximos lotes de concessão do governo federal.
Espera-se que ano que vem saia a confirmação oficial da
privatização, bem como de outros aeroportos do país.
Mato Grosso possui um dos maiores impostos sobre o querosene de
aviação (QAV). Num estado imenso como o nosso, isso assusta qualquer empresa aérea
a fazer voos dentro do estado.
Em novembro, em uma notícia, saiu que a Secretaria
de Estado de Desenvolvimento (SEDEC), estaria com um projeto em andamento para alteração no valor no Imposto sobre Circulação
de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobretudo ao combustível das aeronaves
(QAV). A previsão e que até este mês de janeiro já se tenha uma resposta.
Caso seja aprovado, os incentivos
beneficiariam as empresas nacionais visando maior participação nos voos
regionais em Mato Grosso, além de empresas internacionais, como forma de
atraí-las para o Estado.
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