segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Cenipa inicia investigação e prefeitura de Rondonópolis se manifesta sobre incidente com aeronave da Passaredo

Ao tentar pousar, avião atinge lavoura de soja e cerca em Mato Grosso

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), está em Rondonópolis (MT) dando início ao trabalho de investigação das causas do incidente e avaliando a aeronave da empresa aérea Passaredo que realizou um ‘pouso forçado’ na madrugada de sábado (9). A equipe da Cenipa não concedeu entrevista.
Segundo informações, no dia do imprevisto a aeronave acabou atingido uma plantação de soja e a cerca de arame que ficam próximos ao aeroporto, bem no momento que tentava pousar em Rondonópolis. Foi necessário fazer a arremetida para depois pousar na pista do aeroporto.
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), responsável pela gestão do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, informou por meio de uma nota que todos os instrumentos necessários para auxiliar os pilotos durante o pouso e decolagem estavam funcionando normalmente. Além disso, o incidente provocou danos a uma cerca que, rapidamente, foi reparada pela equipe do aeroporto, pois faz o bloqueio de animais para a pista.
“A biruta, o farol rotativo, o balizamento e as Estações Permissionárias de Telecomunicações Aeronáuticas (EPTA) estão funcionando dentro de sua normalidade. Nós, da gestão do aeroporto, estamos acompanhando tudo desde o momento do ocorrido. Nossa prioridade é garantir a segurança dos usuários. A caixa de comunicação do avião e também as gravações da EPTA, responsável pela comunicação com o piloto, já estão sendo analisadas para identificar o que de fato aconteceu”, explica o secretário Argemiro Ferreira.
Ainda conforme informações da prefeitura, o laudo da Cenipa será emitido assim que a inspeção for concluída. Diretores da empresa aérea também estão na cidade para acompanhar os trabalhos. Nenhum passageiro ou tripulante se feriu.

Fonte: AgoraMT

0 comentários: