sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

MPF quer instalação de 2 sistemas de segurança no aeroporto de Rondonópolis


33968_0_md.jpg
Foto: Reprodução - Aeroporto de Rondonópolis Maestro Marinho Franco deve adotar dois sistemas de segurança
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Rondonópolis a instalação de dois sistemas de segurança e orientação para pouso, chamados de PAPI e RNAV, no aeroporto municipal Maestro Marinho Franco. O Executivo tem prazo de 60 dias para adotar as medidas de segurança.
De acordo com o procurador da República Guilherme Göpfert, autor da recomendação, o acidente envolvendo um vôo da companhia aérea Passaredo, na última sexta (8), e o recorrente desvio de vôos para as cidades próximas em razão da impossibilidade de pouso naquele aeroporto, por condições metereológicas adversas, demonstraram a urgência na implantação dos sistemas.
Os itens de segurança são considerados básicos para navegação aeroportuária. O PAPI é um sistema de luzes que orientam os pilotos. Já o RNAV é um sistema de trajetória de aproximação por GPS, que também auxilia a segurança do pouso dos aviões. "Além de melhorar o nível de segurança e proteção à vida dos usuários, possibilitará a empresas aéreas a operar vôos noturnos e com aviões de maior capacidade”, observa o procurador da República.
A implantação dos dois sistemas de segurança é acompanhada por meio do inquérito civil público, cujo eventual descumprimento poderá ensejar na adoção das medidas judiciais cabíveis. (Com Assessoria)

Fonte: Eduarda Fernandes - RD News

0 comentários: