quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Aeroporto de Rondonópolis recebe intervenções em segurança

Está em construção um acesso exclusivo à pista principal para o caminhão de combate a incêndio
Está em construção um acesso exclusivo à pista principal para o caminhão de combate a incêndio

O Aeroporto Municipal de Rondonópolis vem recebendo uma série de intervenções em segurança, objetivando atender necessidades em função da recente mudança de categoria, alteração da legislação vigente e inspeção feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As intervenções, que incluem aquisições de equipamentos e adaptações em algumas estruturas, são necessárias para que Rondonópolis continue recebendo jatos com capacidade para mais de 100 passageiros, como o Embraer 195, para até 118 passageiros – que passou a atuar na cidade a partir deste mês de agosto.
As adequações envolvendo obras no Aeroporto de Rondonópolis iniciaram no dia 08 de agosto deste ano, com previsão de se estender por 30 dias, sob a responsabilidade da Prefeitura. Nesse sentido, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Argemiro Ferreira, enfatiza que a prioridade máxima da administração nesse momento é fazer as regularizações necessárias em termos de segurança. Após essas intervenções, é que a administração concentrará esforços em outras melhorias no terminal de passageiros, como a aquisição de mais cadeiras – cobrança recentemente realizada pelo Grupo de Mulheres em Prol do Aeroporto de Rondonópolis.
Uma das intervenções realizadas nesse momento foi a recuperação do pavimento que dá acesso aos hangares. Argemiro explicou que obras realizadas para ampliação da pista principal e construção da pista de taxiamento causaram danos nesse pavimento. Outra obra está sendo feita pelo Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental) para aumentar o tempo de resposta do caminhão de combate a incêndio, com uma adaptação hidráulica para melhorar o abastecimento do veículo. Nesse contexto, também está sendo construído um acesso exclusivo à pista principal para o caminhão de combate a incêndio.
Espaço onde ficará o novo abrigo para o caminhão de combate a incêndio
Espaço onde ficará o novo abrigo para o caminhão de combate a incêndio

Entre outras adequações de segurança, Argemiro apontou a construção de um novo abrigo para o caminhão de combate a incêndio, em uma localização mais adequada, e a construção de uma sala específica para armazenar pós químicos de reserva para esse mesmo veículo. Houve ainda a necessidade de uma alteração física na biruta. Além dessas obras, informou a aquisição de um novo sistema interno de rádio e de um sistema interno de telefonia para atender as determinações vigentes.
A administração repassou ao Jornal A TRIBUNA que também iniciou os trabalhos objetivando a instituição dos procedimentos de segurança para pousos e decolagens denominados “RNAV” no Aeroporto de Rondonópolis. Esses trabalhos vêm sendo conduzidos pela empresa Phenix, que presta consultoria e assessoria ao Município, e pela empresa Reyco, que faz a operacionalização da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). Contudo, o secretário ponderou que essa instituição depende de uma série de procedimentos e aprovações pelos órgãos competentes.
INCIDENTE – No sábado passado (22/08), um avião bimotor que transportava o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, quase se envolveu em um acidente no Aeroporto de Rondonópolis quando se preparava para decolar e se deparou com um caminhão-pipa que atravessava a pista. Vários outros políticos estavam presentes na aeronave. Um funcionário que atuava nas intervenções conduzidas atualmente pela Prefeitura foi responsável pela manobra irregular no caminhão. O secretário Argemiro explicou que todos os funcionários passaram por um treinamento antes de atuar nas obras atuais e que as explicações pertinentes serão prestadas, bem como tomadas medidas para que situações como essa não se repitam.
Adaptação está sendo providenciada para melhorar o abastecimento do caminhão de combate a incêndio
Adaptação está sendo providenciada para melhorar o abastecimento do caminhão de combate a incêndio

0 comentários: